História da ADEB
Conheça um pouco dessa grande história que nos trouxe até aqui!
História
Pastores
Vídeo
Imagens
Nossa História
Quando se deu o início da construção da Nova Capital, o Senhor já havia começado a instalar a sua Igreja na Cidade de Brasília.
Já em 1957 quando os primeiros candangos migraram ao planalto central, os Servos do Senhor os acompanharam, e com eles o desejo de prosseguir servindo em verdade e fidelidade.
Os primeiros, vindos da Igreja Assembleia de Deus de Belém, São Paulo -SP, acampados à fazenda da Granja do Torto, reuniram-se com o intuito de congregar-se sob o Ministério da Missão, mas agora na cidade de Brasília. Para o projeto recolheram as primeiras ofertas que seria suficiente para a construção de uma pequena congregação de 35 metros quadrados.
A obra foi erguida pelos pioneiros, irmãos Salomão Castro, Virgílio José dos Santos, Carlos Messias, Alfredo da Silva, João Carolino dos Santos e outros. A Congregação assistia a uma comunidade de 250 pessoas acampadas, mas a Igreja não tinha um pastor dirigente e era assistida por Pastores que estavam em missão. Neste mesmo diapasão surgiram as congregações da Vila Amaury, Planalto e Candangolândia.
Aproximado os dias em que se encerraria o acampamento do Torto, a congregação adquiriu o lote da QR 4, número 5 em Taguatinga Sul. Neste local, ao findar do ano de 1959, concluíram a construção da primeira Sede Congregacional e realizaram o primeiro grande Batismo, onde 30 pessoas desceram às águas. O evento contou com a presença do saudoso Pr. Túlio Barros da cidade do Rio de Janeiro em. Nessa mesma ocasião, foi consagrado a Pastor, o Evangelista João Ferreira, procedente do Rio de Janeiro, enviado pelo Pr Tulio de Barros, que passou a dirigir os trabalhos dessa Igreja recém fundada, hoje ADEB.
No início do ano de 1960, com a saída do Pastor João Ferreira que, de imediato, foi substituído pelo Presbítero Luís Pereira, e este por apenas um breve período, pois em 15 de janeiro, atendendo convite de vários irmão, assume a presidência da Igreja o Pastor FRANCISCO MIRANDA, natural de São João Del Rei/MG, casado com a irmã Silvia Tóttoli Miranda. Sendo que nessa mesma data, ou seja, 15 de janeiro de 1960, realizou-se uma Assembleia Extraordinária, ocasião que foi deliberada a eleição da diretoria, bem como o nome da igreja para ASSEMBLÉIA DA MISSÃO EM BRASÍLIA. Data em que foi empossado o Pastor Francisco Miranda como Pastor Presidente da Igreja. Após a deliberação, aprovou-se que o dia 21 de abril de 1960, como data de fundação da igreja, a fim de coincidir com a inauguração de Brasília. (Nessa ocasião, foram indicadas para dirigir o Círculo de Oração as Irmãs Silvia Tóttoli Miranda, esposa do Pr Francisco Miranda e a Irma Rosa Vieira Tavares e Sousa, conhecida como irmã Rosinha, esposa do Irmão Salomão).
A Igreja Evangélica Asembléia de Deus da MISSÃO, depois de algum tempo, por sugestão do então Presbítero José Dinézio Lourenço, em uma AGO, passou o nome para IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE BRASÍLIA/ADEB
Pastores
Pr. Francisco Miranda - 1960
O Pastor Francisco Miranda começou a sua gestão muito ativo e dinâmico, para dar base, sustentação e firmeza para esse ministério, enfrentando lutas, oposições, mas vitorioso, contando com apoio dos pioneiros que amava esta obra, sempre avançando e adquirindo terrenos para expansão da igreja.
O Pr Francisco Miranda desempenhou papel fundamental na estruturação, expansão e consolidação dos trabalhos. Adquiriu áreas em TAGUATINGA, inclusive, com muita luta e sacrifício a área do templo sede, além de outras como NÚCLEO BANDEIRANTE, SOBRADINHO, ASA SUL, GUARÁ e GAMA, além de preparar outras. O Pr Francisco Miranda, ainda deu início da construção do Templo, porém interrompido pela sua partida para a glória.
O Pr Francisco Miranda presidiu a igreja de 15 janeiro de 1960 a 26 de julho de 1973, quando foi vítima de um acidente de trânsito ao regressar de um culto na igreja de Ceilândia Sul, tendo passado para o Senhor, aos 61 anos de idade, no auge de seu ministério.
Pr. Artur Xavier de Paula - 1973
Com a partida para gloria do Pr Francisco Miranda, assumiu a presidência da igreja, o Pastor ARTUR XAVIER DE PAULA, natural de Sete Lagoas/MG, casado com Antônia Pinto de Paula que, na ocasião, era Vice-Presidente do Pr Francisco Miranda.
O Pr Artur Xavier de Paula, deu continuidade aos trabalhos de expansão da igreja, adquirindo mais lotes e construindo novos templos. Ele foi o responsável pelo acabamento da construção do antigo Templo-Sede, iniciado pelo Pr Francisco Miranda. Presidiu a Igreja até setembro de 1985.
Pr. Esdras de Oliveira -1985
Com a saída do Pastor Artur Xavier de Paula, em janeiro de 1985, assumiu a presidência da igreja, o Pr Esdras de Oliveira, presidiu a presidiu a ADEB de 6 de setembro de 1985 a 30 de janeiro de l988, tendo como Vice-Presidente o Pastor Evonir Teixeira da Fosenca.
O Pr Esdra de Oliveira, mostrou grande disposição para dar continuidade ao crescimento da Igreja, inclusive na sua gestão, foi concebido o projeto para a construção do novo Templo-Sede.
Em 30 de janeiro de 1988, o Pr Esdra de Oliveira, vítima de um AVC-acidente vascular cerebral, deixou a presidência da Igreja. Em seu lugar assumiu o Pr Evonir Teixeira da Fonseca, então Vice-Presidente.
Pr. Evonir Teixeira da Fonseca - 1988
O Pr Evonir Teixeira da Fonseca, natural de Caratinga/MG, casada com Maria dos Reis Teixeira. presidiu a ADEB d mês fevereiro de 1988 a março de 1989, quando renunciou ao cargo. Mesmo no curto período de sua gestão, contribui de maneira significativa, tendo inclusive adquirido vária áreas para construção de congregações. Com a sua renúncia, assumiu a Presidência da ADEB, o Pastor Orcival Pereira Xavier. Tendo tomado posse no dia 21 de abril de 1989.
Pr. Orcival Pereira Xavier - 1989
Pastor ORCIVAL PEREIRA XAVIER, natural de Paracatu/MG, casado com Diana Paiva Xavier
Em eleição realizada no dia 1° de abril de 1989, o Pastor ORCIVAL PEREIRA XAVIER, natural de Paracatu/MG, casado com Diana Paiva Xavier, foi eleito a presidência da ADEB. Tendo tomado posse, no dia 21 de abril do mesmo ano, ou seja, ano de 1989.
O Pr. Orcival Pereira Xavier, até a sua posse, pastoreava a congregação da Asa Norte, no Plano Piloto.
O Pr. Orcival Pereira Xavier deu continuidade aos trabalhos dos seus antecessores, com muita dinâmica, entusiasmo e disposição. A Igreja que já vinha em crescente expansão, continuou.
Quando o Pr. Orcival assumiu, este ministério contava 36 congregações e, atualmente, atinge aproximadamente 450 congregações.
Inicialmente, a presidência da igreja era composta de Presidente e Vice-presidente, mas logo em seguida, o Ministério passou a ter 4 Vice-presidentes.....
Anos 90, aos dias atuais.
Os anos 90 começou com uma grande expansão ministerial. Assim que novas cidades surgiam, como Samambaia e Santa Maria, aparecia também a necessidade da Igreja de se assentar junto as comunidades mais incipientes, deste modo a maioria dos trabalhos nasceram juntos com suas cidades. Cidades e mais cidades sobrevieram ao distrito Federal como Arniqueiras, Recanto das Emas, São Sebastião e Vicente Pires, deste mesmo modo a ADEB se expandia tanto no DF como em seu entorno, em cidades como Planaltina- GO, Ocidental, Aguas Lindas sem falar das cidades em que já se encontrava a muitos anos assentada, tais como Luziânia, Valparaiso e Novo Gama. Com isso em 2002, uma nova estrutura administrativa se fazia necessária. O Pastor Presidente, Orcival Pereira Xavier, com sua nova estrutura de Diretoria, aproveitando essa esteira de desenvolvimento, passou a organizar o Ministério em Setores, criando de início, 4 Setores. Atualmente contamos com o 29 grandes Setores.
Nestas últimas três décadas contamos com inúmeras realizações dentre elas:
A fundação da Convenção dos Ministros Evangélicos de Brasília e Goiás – COMADEBG em 1992, e a inauguração de diversos grandes templos entre eles o novo Templo Sede da ADEB e 1999. O aumento das ações sociais da Igreja através da Associação Beneficente Evangélica, com a ampliação da atuação das creches, que nestes anos já atendeu mais de 2000 crianças em diversas cidades do DF inclusive distribuição de cestas básicas à incalculáveis famílias.
A criação de vários departamentos gerais como UFADEB, UMADEB, UNAADEB e UCADEB que hoje reúnem milhares de pessoas em suas festividades, marcando o calendário evangélico com grandes eventos de repercussão nacional.
Um dos eventos mais importantes para a ADEB é o batismo geral, que ocorre sempre ao mês de junho, onde uma média de mil candidatos descem as águas todos os anos.
A ADEB atualmente vem desenvolvendo várias frentes de trabalhos para a obra dos Senhor destacando-se o Curso intensivo para o ministério de evangelização infantil – CIMEI, os cursos de aperfeiçoamento, capacitação e de formação oferecidos pelo Instituto Bíblico da Assembleia de Deus de Brasília – IBADEB, e as conferencias Missionárias realizadas pela Secretaria de Missões da Assembleia de Deus de Brasília, reunido missionários enviados de diversos pontos do Brasil e do mundo.