História da ADEB

Conheça um pouco dessa grande história que nos trouxe até aqui!

História

Leia um pequeno resumo da história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Brasília

Pastores

Conheça alguns dos principais pastores que fizeram essa história se tornar realidade

Vídeo

Assista nosso vídeo institucional, e viaje conosco através dessa tão marcante história

Imagens

Veja a seleção de algumas fotos de momento especial, que marcaram essa história

Nossa História

Quando se deu o início da construção da Nova Capital, o Senhor já havia começado a instalar a sua Igreja na Cidade de Brasília.

Já em 1957 quando os primeiros candangos migraram ao planalto central, os Servos do Senhor os acompanharam, e com eles o desejo de prosseguir servindo em verdade e fidelidade.

Os primeiros, vindos da Igreja Assembleia de Deus de Belém, São Paulo -SP, acampados à fazenda da Granja do Torto, reuniram-se com o intuito de congregar-se sob o Ministério da Missão, mas agora na cidade de Brasília. Para o projeto recolheram as primeiras ofertas que seria suficiente para a construção de uma pequena congregação de 35 metros quadrados.

A obra foi erguida pelos pioneiros, irmãos Salomão Castro, Virgílio José dos Santos, Carlos Messias, Alfredo da Silva, João Carolino dos Santos e outros. A Congregação assistia a uma comunidade de 250 pessoas acampadas, mas a Igreja não tinha um pastor dirigente e era assistida por Pastores que estavam em missão. Neste mesmo diapasão surgiram as congregações da Vila Amaury, Planalto e Candangolândia.

Aproximado os dias em que se encerraria o acampamento do Torto, a congregação adquiriu o lote da QR 4, número 5 em Taguatinga Sul. Neste local, ao findar do ano de 1959, concluíram a construção da primeira Sede Congregacional e realizaram o primeiro grande Batismo, onde 30 pessoas desceram às águas. O evento contou com a presença do saudoso Pr. Túlio Barros da cidade do Rio de Janeiro em. Nessa mesma ocasião, foi consagrado a Pastor, o Evangelista João Ferreira, procedente do Rio de Janeiro, enviado pelo Pr Tulio de Barros, que passou a dirigir os trabalhos dessa Igreja recém fundada, hoje ADEB.  

No início do ano de  1960, com a saída do Pastor João Ferreira que, de imediato, foi substituído pelo Presbítero Luís Pereira, e este por apenas um breve período, pois em 15 de janeiro, atendendo convite de vários irmão,  assume a presidência  da  Igreja o Pastor FRANCISCO MIRANDA, natural de São João Del Rei/MG, casado com a irmã Silvia Tóttoli Miranda. Sendo que nessa mesma data, ou seja, 15 de janeiro de 1960, realizou-se uma Assembleia Extraordinária, ocasião que foi deliberada a eleição da diretoria, bem como o nome da igreja para ASSEMBLÉIA DA MISSÃO EM BRASÍLIA. Data em que foi empossado o Pastor Francisco Miranda como Pastor Presidente da Igreja. Após a deliberação, aprovou-se que o dia 21 de abril de 1960, como data de fundação da igreja, a fim de coincidir com a inauguração de Brasília. (Nessa ocasião, foram indicadas para dirigir o Círculo de Oração as Irmãs Silvia Tóttoli Miranda, esposa do Pr Francisco Miranda e a Irma Rosa Vieira Tavares e Sousa, conhecida como irmã Rosinha, esposa do Irmão Salomão).

A Igreja Evangélica Asembléia de Deus da MISSÃO, depois de algum tempo, por sugestão do então Presbítero José Dinézio Lourenço, em uma AGO,  passou o nome para  IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE BRASÍLIA/ADEB

Imagens

Confira algumas fotos de momentos que marcaram essa história

Pastores

Pr. Francisco Miranda - 1960

Pr. Francisco Miranda - 1960

O Pastor Francisco Miranda começou a sua gestão muito ativo e dinâmico, para dar base, sustentação e firmeza para esse ministério, enfrentando lutas, oposições, mas vitorioso, contando com apoio dos pioneiros que amava esta obra, sempre avançando e adquirindo terrenos para expansão da igreja.

O Pr Francisco Miranda desempenhou papel fundamental na estruturação, expansão e consolidação dos trabalhos. Adquiriu áreas em TAGUATINGA, inclusive, com muita luta e sacrifício a área do templo sede, além de outras como NÚCLEO BANDEIRANTE, SOBRADINHO, ASA SUL, GUARÁ e GAMA, além de preparar outras. O Pr Francisco Miranda, ainda deu início da construção do Templo, porém interrompido pela sua partida para a glória.

O Pr Francisco Miranda presidiu a igreja de 15 janeiro de 1960 a 26 de julho de 1973, quando foi vítima de um acidente de trânsito ao regressar de um culto na igreja de Ceilândia Sul, tendo passado para o Senhor, aos 61 anos de idade, no auge de seu ministério. 

Pr. Artur Xavier de Paula - 1973

Pr. Artur Xavier de Paula - 1973

Com a partida para gloria do Pr Francisco Miranda, assumiu a presidência da igreja, o Pastor ARTUR XAVIER DE PAULA, natural de Sete Lagoas/MG, casado com Antônia Pinto de Paula que, na ocasião, era Vice-Presidente do Pr Francisco Miranda.

O Pr Artur Xavier de Paula, deu continuidade aos trabalhos de expansão da igreja, adquirindo mais lotes e construindo novos templos. Ele foi o responsável pelo acabamento da construção do antigo Templo-Sede, iniciado pelo Pr Francisco Miranda. Presidiu a Igreja até setembro de 1985.

Pr. Esdras de Oliveira -1985

Pr. Esdras de Oliveira -1985

Com a saída do Pastor Artur Xavier de Paula, em janeiro de 1985,  assumiu a presidência da igreja, o Pr Esdras de Oliveira, presidiu a  presidiu a ADEB de 6 de setembro de 1985 a 30 de janeiro de l988, tendo como Vice-Presidente o Pastor Evonir Teixeira da Fosenca.

O Pr Esdra de Oliveira, mostrou grande disposição para dar continuidade ao crescimento da Igreja, inclusive na sua gestão, foi concebido o projeto para a construção do novo Templo-Sede.

Em 30 de janeiro de 1988, o Pr Esdra de Oliveira, vítima de um AVC-acidente vascular cerebral, deixou a presidência da Igreja. Em seu lugar assumiu o Pr Evonir Teixeira da Fonseca, então Vice-Presidente.

Pr. Evonir Teixeira da Fonseca - 1988

Pr. Evonir Teixeira da Fonseca - 1988

O Pr Evonir Teixeira da Fonseca, natural de Caratinga/MG, casada com Maria dos Reis Teixeira. presidiu a ADEB d mês fevereiro de 1988 a março de 1989, quando renunciou ao cargo. Mesmo no curto período de sua gestão, contribui de maneira significativa, tendo inclusive adquirido vária áreas para construção de congregações. Com a sua renúncia, assumiu a Presidência da ADEB, o Pastor Orcival Pereira Xavier. Tendo tomado posse no dia 21 de abril de 1989. 

Pr. Orcival Pereira Xavier - 1989

Pr. Orcival Pereira Xavier - 1989

Pastor ORCIVAL PEREIRA XAVIER, natural de Paracatu/MG, casado com Diana Paiva Xavier

Em eleição realizada no dia 1° de abril de 1989, o Pastor ORCIVAL PEREIRA XAVIER, natural de Paracatu/MG, casado com Diana Paiva Xavier, foi eleito a presidência da ADEB. Tendo tomado posse, no dia 21 de abril do mesmo ano, ou seja, ano de 1989.

O Pr. Orcival Pereira Xavier, até a sua posse, pastoreava a congregação da Asa Norte, no Plano Piloto.

O Pr. Orcival Pereira Xavier deu continuidade aos trabalhos dos seus antecessores, com muita dinâmica, entusiasmo e disposição. A Igreja que já vinha em crescente expansão, continuou.

Quando o Pr. Orcival assumiu, este ministério contava 36 congregações e, atualmente, atinge aproximadamente 450 congregações.

Inicialmente, a presidência da igreja era composta de Presidente e Vice-presidente, mas logo em seguida, o Ministério passou a ter 4 Vice-presidentes.....

Anos 90, aos dias atuais.

           Os anos 90 começou com uma grande expansão ministerial. Assim que novas cidades surgiam, como Samambaia e Santa Maria, aparecia também a necessidade da Igreja de se assentar junto as comunidades mais incipientes, deste modo a maioria dos trabalhos nasceram juntos com suas cidades. Cidades e mais cidades sobrevieram ao distrito Federal como Arniqueiras, Recanto das Emas, São Sebastião e Vicente Pires, deste mesmo modo a ADEB se expandia tanto no DF como em seu entorno, em cidades como Planaltina- GO, Ocidental, Aguas Lindas sem falar das cidades em que já se encontrava a muitos anos assentada, tais como Luziânia, Valparaiso e Novo Gama. Com isso em 2002, uma nova estrutura administrativa se fazia necessária. O Pastor Presidente, Orcival Pereira Xavier, com sua nova estrutura de Diretoria, aproveitando essa esteira de desenvolvimento, passou a organizar o Ministério em Setores, criando de início, 4 Setores. Atualmente contamos com o 29 grandes Setores.

           Nestas últimas três décadas contamos com inúmeras realizações dentre elas:

           A fundação da Convenção dos Ministros Evangélicos de Brasília e Goiás – COMADEBG em 1992, e a inauguração de diversos grandes templos entre eles o novo Templo Sede da ADEB e 1999. O aumento das ações sociais da Igreja através da Associação Beneficente Evangélica, com a ampliação da atuação das creches, que nestes anos já atendeu mais de 2000 crianças em diversas cidades do DF inclusive distribuição de cestas básicas à incalculáveis famílias.

           A criação de vários departamentos gerais como UFADEB, UMADEB, UNAADEB e UCADEB que hoje reúnem milhares de pessoas em suas festividades, marcando o calendário evangélico com grandes eventos de repercussão nacional.

          Um dos eventos mais importantes para a ADEB é o batismo geral, que ocorre sempre ao mês de junho, onde uma média de mil candidatos descem as águas todos os anos.

          A ADEB atualmente vem desenvolvendo várias frentes de trabalhos para a obra dos Senhor destacando-se o Curso intensivo para o ministério de evangelização infantil – CIMEI, os cursos de aperfeiçoamento, capacitação e de formação oferecidos pelo Instituto Bíblico da Assembleia de Deus de Brasília – IBADEB, e as conferencias Missionárias realizadas pela Secretaria de Missões da Assembleia de Deus de Brasília, reunido missionários enviados de diversos pontos do Brasil e do mundo.

Image

Bem-Vindo ao Poltal ADEB da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Brasília

>  CONHEÇA A ADEB.

Bem-Vindo ao Poltal ADEB da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Brasília

>  CONHEÇA A ADEB.


ADEB

AE 08 Setor D Sul

+ 55 (61) 3013-5500

9h-17h Segunda a Sexta

secretaria@adeb.com.br

Siga-nosnas Redes Sociaisno Instagramno Facebookno Youtube

Gostou do nosso site?
Conheça todos os sites da ADEB!

Gostou do nosso site?
Conheça todos os sites da ADEB!

© 1960 -  ADEB - Assembleia de Deus de Brasília.
Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Lybni Soluções!

© 1960 -  ADEB - Assembleia de Deus de Brasília.
Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Lybni Soluções!

© 2021 ADEB - Assembleia de Deus de Brasília. Todos os direitos reservados.

SITES