Igreja Evangélica
Assembleia de Deus de Brasília

AE 08 Setor D Sul
Taguatinga - DF

Localizar uma Igreja!

Fale conosco

ADEB - Igreja Evangélica
Assembleia de Deus de Brasília

Área Especial 08 Setor D Sul,
Taguatinga, Brasília - DF
 

Veja todos os contatos:

Informações de Contato  

Cultos  

Localizar Igrejas  

Sites ADEB

Conheça toda a Rede de WebSites da Assembleia de Deus de Brasília

 

ADEB

Portal ADEB

Principal website da ADEB
www.adeb.com.br
Comadebg

COMADEBG

Convenção de Ministros
www.comadebg.com.br
Unemadebg

UNEMADEBG

Esposas da convenção de Ministros
www.unemadebg.com.br
Semadeb

SEMADEB

Secretaria de Missões e Evangelismo
www.semadeb.com.br
Ufadeb

UFADEB

Departamento de Mulheres
www.ufadeb.com.br
Unemadeb

UNEMADEB

Departamento de Esposas de Obreiros
www.unemadeb.com.br
UMADEB

UMADEB

Departamento de Jovens
www.umadeb.com.br
UNAADEB

UNAADEB

Departamento de Adolescentes
www.unaadeb.com.br
Udvadeb

UDVADEB

Departamento de Homens
www.udvadeb.com.br
Demadeb

DEMADEB

Departamento de Música
www.demadeb.com.br
Ucadeb

UCADEB

Departamento de Crianças
www.ucadeb.com.br
Meninas

Segundo o Coração de Deus

Palestra para Meninas
www.segundoocoracaodedeus.com.br
Jovens

Jovens de Honra

Palestra para Rapazes
www.jovensdehonra.com.br
Liderar

Liderar TEENS

Capacitação Lideranca de Adolescentes
www.liderarteens.com.br
Ministrar

Ministrar KIDS

Capacitação do Lider de Criança
www.ministrarkids.com.br
Unilideres

Segundo o Coração de Deus

Capacitação ao Líder de Jovens
umadeb.com.br/unilideres
Abe

ABE

Associação Beneficente Evangélica
www.abebrasil.com.br
Ibadeb

IBADEB

Instituto Bíblico da ADEB
www.ibadeb.com.br
Cimei

CIMEI

Curso para Líderes de Crianças
www.cimei.com.br
Youtube

ADEB TV

Canal de Vídeos no Youtube
youtube.com/adebTV
Facebook

Facebook ADEB

Página da ADEB no FACEBOOK
facebook.com/adeb.com.br
Instagram

Instagram ADEB

Página da ADEB no Instagram
instagram.com/adeb.com.br
Redeadeb

Rede ADEB

Rede Social dos Membros da ADEB
adeb.com.br/rede
Sicad

SICAD

Sistema de Cadastro da Secretaria ADEB
adebsede.com.br

História da ADEB

Conheça um pouco dessa grande história que nos trouxe até aqui!

História
Leia um pequeno resumo da história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Brasília
Pastores
Conheça alguns dos principais pastores que fizeram essa história se tornar realidade
Imagens
Veja a seleção de algumas fotos de momento especial, que marcaram essa história

Nossa História

A história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Brasília, começou juntamente com a construção da nova capital do Brasil, Brasília, cujo início se deu no ano de 1956, com a eleição de Juscelino Kubitschek.

            Em 5 de agosto de 1957, chegam a Brasília, isto é, procedentes da Lapa, São Paulo/SP, entre outros, os irmãos Virgílio José dos Santos, Carlos Messias, Alfredo da Silva e João Carolino dos Santos. Logo após, em janeiro de 1958, junta a estes, o irmão Salomão de Castro Sousa, vindo também de São Paulo, oriundo do ministério da Igreja da Lapa/Belém.

            Já nessa época começaram a reunir-se no acampamento da construtora onde trabalhavam, na Granja do Torto, cultuando e pregando a palavra de Deus. A maior parte deles, pertenciam o Ministério em Belém/SP, presidido pelo saudoso Pastor Francisco Canuto de Lima.

            Deus estava trabalhando para a formação deste grande Ministério, visto que os irmão Virgílio José dos Santos e Salomão Castro de Sousa, mestres-de-obras, animaram os demais para que ali mesmo congregassem, haja vista a previa permissão dada pelo encarregado da obra.

            Desta forma em 1958, por iniciativa do saudoso e abnegado irmão Salomão de Castro, e com a contribuição de todos, compraram material suficiente para a construção de um salão de 7 metros de comprimento por 5 de largura, assim ali mesmo, no acampamento passaram efetivamente se congregar. Portanto, o primeiro ponto, a primeira congregação porque não dizer, embora rustico e simples o primeiro templo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Brasília.

            Encerrado o acampamento na Granja do Torto, e com a mudança dos irmãos para a cidade de Taguatinga, que ainda se formava, em maio de 1959 foi estabelecida à QR 4, lote 5, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus da Missão. Na oportunidade somaram-se a eles os irmãos José Belo, Manoel Moreira, Valderício Soares e Jonas Gonsável da Paixão, com as respectivas famílias.

            Atendendo a necessidade da congregação, nesta capital, o Pr. Túlio de Barros(RJ)  enviou o Evangelista João Ferreira, procedente do Rio de Janeiro, para a direção dos trabalhos, naquele mesmo ano realizou o primeiro batismo nas águas, em torno de 30 novos irmão. Nessa ocasião, consagrou-se os obreiros Ev. João Ferreira, a pastor e os irmãos Salomão de Castro Sousa, José Gomes, Leo Virgílio e Hermógenes Silva ao diaconato.

            Em 15 de janeiro de 1960, atendendo o convite da igreja, e seguindo a orientação divina, o Pastor Francisco Miranda assumiu o pastorado. Precedido interinamente pelo Pb. Luiz Ferreira. Na reunião deste dia, transformada em sessão extraordinária, foram deliberadas a eleição da diretoria, aprovação do estatuto, a adoção do nome “Igreja Evangélica Assembleia de Deus da Missão” e a definição do dia 21 de abril de 1960 como a data da fundação da Igreja, a fim de coincidir com a inauguração de Brasília.

Imagens

Confira algumas fotos de momentos que marcaram essa história

Pastores

Seguiu-se também a posse do Pr. Francisco Miranda. Na mesma ocasião, foram empossadas para dirigir o Círculo de Oração as irmãs Silvia Tótoli Miranda (esposa do Pr Francisco Miranda) e Rosa Vieira Tavares de Sousa (esposa do Irmão Salomão de Castro Sousa).

            O Pastor Francisco Miranda desempenhou papel fundamental na estruturação, e consolidação deste Ministério. A notória expansão e aquisição de terrenos incomodou os movimentos sociais da época que deixaram o seguinte aviso “Quando o comunismo tomar o poder, estas áreas serão retomadas e os pastores irão para o paredão”.

            Para glória de Deus, o Pr. Francisco Miranda fundou em 1963 o primeiro Coral, o qual ensaiava e regia. Em anos posteriores, na então regência do maestro Milton dos Santos Pereira, o mesmo coral passou a chamar se Coral Jerusalém.

             O Pr. Francisco Miranda presidiu a Igreja por 13 anos, quando foi vítima de um acidente de trânsito ao regressar de um culto na igreja de Ceilândia-Sul. Tendo passado para a glória por volta das 17:00 horas, aos 61 anos de idade, no auge do seu ministério.

            Assumiu a direção o então Vice-Presidente, Pr. Artur Xavier de Paula. Na sua gestão contribuiu de maneira efetiva para a estabilidade e crescimento do trabalho, com construção de templos em várias cidades de Brasília. Em 13 de março de 1982, por proposição do então Pb. José Dinézio Lourenço, o Ministério passou a denominar-se, definitivamente, como Igreja Evangélica Assembleia De Deus De Brasília. Exerceu a presidência da igreja de 27 de julho de 1973 a setembro de 1985, passando para a gloria em 26 de setembro de 1988.

            Com a Saída do Pr. Artur, assume a Presidência em 6 de setembro de 1985, o Pastor Esdras de Oliveira, tendo como vice-presidente, O Pastor Evonir Teixeira da Fonseca. O Pr. Esdras de Oliveira permaneceu no cargo até 30 de janeiro de 1988. Na sua gestão, deu continuidade aos trabalhos, que visaram o crescimento da Obra do Senhor, concebendo, inclusive o projeto de construção do Templo Sede.

            No dia 30 de janeiro de 1988, o Pr. Esdras, acometido de acidente vascular cerebral (AVC), foi substituído pelo Vice-presidente, Pr. Evonir Teixeira da Fonseca, que em seu breve período contribuiu de maneira efetiva, para o crescimento do Ministério com a expansão de novas congregações. Permaneceu na Presidência até março de 1989 quando renunciou ao cargo.

            Com a vacância ocorreram eleições estatutárias, ocorrida em abril de 1989, onde o Pastor Orcival Pereira Xavier foi eleito como Presidente do Ministério. Ambos tomaram posse no dia 21 de abril do mesmo ano, ou seja 1989.

            A nova presidência trouxe também uma nova dinâmica para a Igreja, sempre visando a conservação da doutrina e a livre manifestação dos dons espirituais. Com isso a Igreja não parou de crescer e de abrir novo campos de trabalhos e se organizando cada vez mais.

            Diante do rápido crescimento da ADEB, inicialmente, o ministério se reestruturou em quatro grandes setores. Dado o continuo crescimento e expansão para diversas regiões do Distrito Federal e cidades do entorno, exigiu-se um outro redimensionamento, em 2006 para 19 Setores, e nos dias atuais 28 Setores com expectativas para outros mais.

            Na esteira da expansão, surgiu a necessidade de reorganizar e criar departamentos específicos da Igreja. Tal organização viabilizou a realização de grandes congressos, encontros, seminários e missões. Atualmente atuam neste ministério os departamentos: UCADEB, UNAADEB, UMADEB, UFADEB, UDVADEB, SEMADEB, UNEMADEB dentre outros constatáveis no sítio www.adeb.com.br.

            O crescimento exigiu também a criação e aprimoramento de diversos instituições tais como a Associação Beneficente Evangélica - ABE, o Instituto da Assembleia de Deus de Brasília – IBADEB, CIMEI entre outros. 

            A construção de um grande Templo Sede, tonou-se uma necessidade eminente, e sua inauguração ocorreu no dia 11 de abril de 1999, com grandes festividades e culto de adoração e ação de graças. O templo possui boas instalações, acabamento e arquitetura moderna, comportando cerca de 2.000 pessoas.

No ano de 2010, precisamente no mês de abril, a ADEB completou 50 anos de plena atividade como Igreja do Senhor Jesus Cristo. As festividades do cinquentenário ocorreram em grande estilo com a realizações de diversos cultos de agradecimento a Deus, bem como o reconhecimento e homenagens aos pioneiros. O evento foi marcado por cultos avivados contando com a presença de inúmeras autoridades eclesiásticas, políticas e civis. 

Em 2019, no dia 21 de abril, o Pr. Orcival Pereira Xavier completou trinta anos como Presidente da ADEB, evento este comemorado por todo o Ministério. Para a oportunidade a Câmara Legislativa do DF, por iniciativa do Deputado Distrital Ev. Iolando Almeida de Souza, promoveu uma Sessão Solene homenageando aos 59 anos da Igreja e 30 anos do Pastor Orcival como Presidente da ADAB, bem como o reconhecimento e mérito aos Pioneiros. Na ocasião foi concedido ao Pastor Orcival Pereira Xavier o 59º título de Cidadão Honorário de Brasília.


Bem-Vindo ao Poltal ADEB
 da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Brasília

MAIS SOBRE A ADEB.
CONTATOS

Informativo On-Line

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

person