Estudos Bíblicos

Aumente seu conhecimento e experiência com os estudos bíblicos!

O Crente e a Tecnologia

O Crente e a Tecnologia

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”.

Nos últimos 60 anos, o mundo passou por uma profunda transformação social, econômica e tecnológica, com descobertas em diversos campos da ciência, entre elas a internet.

A Internet é o nome dado à Rede Mundial de Computadores. É um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. A Internet é um meio de comunicação que permite a comunicação de muitos com muitos, num momento escolhido, em escala global.

Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Estar conectado à rede mundial passou a ser uma necessidade imperiosa. A internet é responsável por alterações profundas na sociedade. A velocidade da rede interfere em mudanças comportamentais e na organização sócio econômica.

1 Corintios 6:12

 

Hoje se torna quase que impossível não usufruir da tecnologia e não gostar dela, pois, é ela que nos traz informação com rapidez sobre o que acontece no mundo todo, entretenimento, comodidade e muitas outras melhorias. 

 

 

I.  OS BENEFÍCIOS DA INTERNET

“Examinai tudo. Retende o bem” 1 Ts 5:21

internet pode proporcionar vários benefícios a seus usuários, pois é um dos meios mais fáceis de ir a inúmeros lugares em menos tempo possível, pois o usuário tem a facilidade de realizar atividades simultâneas, procurar emprego, pesquisar preços nos mais diferentes lugares em poucos instantes, além de poder comprar também em alguns lugares com total confiança e garantia de credibilidade.

Com a chegada da tecnologia os inúmeros benefícios e comodidade foram adentrando na casa das pessoas e com tantas facilidades fica difícil de não ter. Atualmente a internet é um dos recursos mais utilizados para pesquisas, estudos, trabalho e diversão essa rede mundial de comunicação é abrangente e pouca parte do mundo não tem acesso à internet.

  1. 1 Benefícios para os cristãos e obreiros

Entre os benefícios da internet para os obreiros está a possibilidade de pesquisas, conhecer pessoas do outro lado do mundo instantaneamente, divulgar o evangelho online, enviar documentos através de e-mail sem a necessidade de levantar da cadeira. Ter informação e notícias do mundo ficou muito mais acessível por isso a oportunidade para se desenvolver na vida profissional, educacional e ministerial ganhou mais espaço beneficiando ainda mais a todos sem exceção. Através de um Smartphone temos o mundo na palma da mão.

  1. 2 Benefícios da Internet para a educação

A internet mudou significativamente a área da educação, ampliando o campo para pesquisas e armazenamentos de conhecimentos compartilhados. Os professores hoje contam com o auxilio da internet na busca de capacitação e de novos conhecimentos. A internet é também uma ferramenta que dá a educação inovações diariamente atualizadas sem contar em materiais pedagógicos de excelente qualidade melhorando e muito o aprendizado dos alunos.

A aplicação de novas tecnologias na Educação a Distância (EAD), especialmente aquelas ligadas à Internet, vem modificando o panorama dentro deste campo de tal modo que seguramente podemos falar de uma EAD antes e depois da Internet. Antes da Internet tínhamos uma EAD que utilizava apenas tecnologias de comunicação de um-para-muitos (rádio, TV) ou de um-para-um (ensino por correspondência). Via Internet temos as três possibilidades de comunicação reunidas numa só mídia: um-para-muitos, um-para-um e, sobretudo, muitos-para-muitos, esta possibilidade de interação amplaconfere à EAD via Internet um status diferenciado.

  1. 3 Benefícios da Internet para a sociedade

Com a internet, a informação, cultura e educação deixaram de ser privilégio de   alguns.

Com a chegada da tecnologia novas formas de comunicação foram inseridas no contexto das pessoas e vieram para beneficiá-las de forma prática. A sociedade em geral ganhou mais informação, cultura e privilégios com a internet. São várias opções de escolha no mundo virtual e facilidades que movem e ajuda no crescimento do país, uma das preocupações é exatamente a falta dessa inclusão digital em determinadas regiões, prejudicando o desenvolvimento e a capacidade de poder assimilar o que vem com a modernidade, pois sendo um dos principais fatores de possibilidades, a sociedade que não se inclui nas novas tecnologias será considerada como um analfabeto com o passar dos anos.

  1. 4 Benefícios da internet para a igreja

A Internet é relevante para muitas atividades e programas da Igreja — a evangelização, a obra missionária, notícias e informações, governo e administração, assim como algumas formas de aconselhamento pastoral. Não obstante a realidade virtual do espaço cibernético não possa substituir a comunidade interpessoal concreta, a realidade do culto, contudo pode completá-las, atraindo as pessoas para uma experiência mais integral da vida de fé. Ela também oferece à Igreja formas de comunicação com grupos específicos, adolescentes, jovens e idosos, tem também a capacidade de chegar até aspessoas cujas necessidades as obrigam a permanecer em casa, indivíduos que vivem em regiões remotas e membros de outros organismos religiosos — que, de outra forma, podem ser difíceis de alcançar.

Através de um bom site a igreja usufruirá dos benefícios que a internet como canal de comunicação social pode oferecer: agenda de eventos, fotos, mensagens, vídeos, boletim informativo, central de arquivos e documentos para downloads, gerenciamento de sermão, pedidos de orações online, culto online, galerias de fotos, galeria de vídeos, formas de receber doações online etc.

O site ajuda os membros de diversas formas, pois amplia o canal de comunicação e interação com os fiéis.

 

 

II. OS PERIGOS DA INTERNET

A 40ª CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil), realizada em Cuiabá (Mato Grosso) 2011, na resolução sobre usos e costumes diz que caberá aos pastores orientar os fiéis sobre o mau uso dos meios de comunicação: televisão, internet, rádio, telefone. Essa orientação foi extraída de dois trechos, o 1 Coríntios 6.12 e Filipenses 4.8.

Tudo na vida tem vantagens e desvantagens, a internet não é nenhuma exceção. Como na vida real, a internet possui várias tentações que podem afetar alguém negativamente.

O mau uso da internet é comparado ao vinho que é prejudicial e pode embriagar crentes, obreiros, famílias e até igrejas inteiras. 

“Não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” Ef 5:18

O mau uso da internet é prejudicial, pois:

a) permite o acesso ao pecado em privacidade quase absoluta;

   “Não porei coisa má diante dos meus olhos” Sl 101:3A

b) desenvolve a ideia no crente de parecer ser celebridade;

c) gera um excesso de informação, fazendo com que se esqueça das prioridades da vida;

d) leva ao abandono da comunhão com a família e a igreja;

e) leva a um ambiente de fofocas e ofensas.

 

 

2.1. O crente e as redes sociais

As Redes Sociais são estruturas sociais virtuais compostas por pessoas e/ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns na internet.

As redes sociais fazem parte das mídias sociais, que é a produção de conteúdos de forma não centralizada, onde não há o controle editorial de grandes grupos.

Hoje em dia as redes sociais têm influenciado grande parte da população mundial, pois essas redes estão inseridas no cotidiano das pessoas, que tem aderido a esse meio como algo importante para se utilizar todos os dias, uns para trabalho, outros para estudos, uns para lazer e outros para fofocar e denegrir a imagem do outro.

Grande parte do povo cristão e os obreiros utilizam essa preciosa ferramenta, se associando a redes sociais, como WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram, Blogs, MSN, Youtube,  etc..

Vamos analisar alguns pontos acerca das redes sociais, tanto os positivos como os negativos, vantagens e desvantagens, para o cristão e os obreiros que utilizam desse recurso.

            Dizer que o crente ou o obreiro não pode usar as redes sociais é exagero, mas dizer que deve ser cauteloso é necessário. Tudo que é usado de forma desregrada é ruim é pecado.

Como cristãos e obreiros, sabemos bem de nossos direitos e nossos deveres, temos a Bíblia como nossa regra de fé e prática e através dela entendemos que devemos ser luz para esse mundo e que devemos brilhar onde há trevas.

Somos livres para expressarmos nossas ideias, para utilizar dos recursos que esse mundo nos oferece, portanto podemos sim navegar nas redes sociais, fazer novos amigos, usar a internet para tais fins.

No entanto nós cristãos fomos escolhidos por Deus para a vida eterna, temos o dever de sermos seguidores de Jesus, ser seus imitadores por onde passarmos. Devemos saber usar a internet, pois muitos por aí mostram religiosidade entre quatro paredes, ou seja, só dentro da igreja, contudo nós temos que levar o evangelho de Cristo por onde passarmos, seja na igreja, na rua, no campo, no trabalho e na internet, importa que o evangelho seja pregado

 

A. O lado positivo das redes sociais para os cristãos

“Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” (1 Co 6:12B)

É licito o uso de redes sociais pelos cristãos e obreiros. Porém é preciso usar de forma cautelosa. Tudo que é usado de forma desregrada é ruim e é pecado.

Existem grandes vantagens nas redes sociais para os cristãos; a facilidade de contato entre outros cristãos é impressionante. A rapidez na troca de informações é surpreendente. Negar esse fato é impossível. Um cristão sabendo utilizar esse recurso será muito bem edificado. Os cristãos que sabem utilizar essa ferramenta trazem benefício não apenas para ele próprio, mas ainda edifica outros, isso é ótimo. Todo cristão deveria usar as redes sociais para demonstrarem ao mundo a verdadeira vida cristã.

Como seguidores de Jesus Cristo, é preciso demonstrar o caráter de Cristo, ter equilíbrio no uso da rede social, saber o que compartilhar ou curtir no Facebook, no WhatsApp e no Instagram ou o que postar e assistir no YouTube e etc...    

 

“Fazei tudo para glória de Deus” (I Coríntios 10:31a)

 

B. O lado negativo das redes sociais para os cristãos

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento" (Filipenses 4:8). 

As redes sociais, não tem nenhum problema em si, o problema muitas vezes está na pessoa que está fazendo uso de tais redes sociais. 

Um dos grandes problemas destas redes sociais está em o usuário achar que pode tudo; a falsa impressão de privacidade deixa o usuário desatento. O fato de estar no computador ou no smartphone, muitas vezes sozinho, dá a falsa impressão de privacidade. Neste estado a pessoa acaba se abrindo e deixando escapar sua intimidade, mostrando ao mundo sem se dar conta disso. No Facebook e no Instagram, muitas  vezes são postadas e compartilhadas imagens, ou mensagens que não condiz com o testemunho cristão.

Em Lucas 6.45 diz: “… porque a boca fala do que está cheio o coração”.  Trazendo esse conceito para nosso contexto diria queos dedos digitam do que está cheio o coração.

Através de links postados, imagens, links curtidos, palavreado utilizado em posts e comentários é possível avaliar muita coisa. Cuidado com o que você posta em seu perfil, cuidado com as palavras ou piadas imorais, de baixo calão, isso prejudicará o seu testemunho cristão. “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graças aos que a ouvem” (Ef 5:29).

Outra coisa que tem causado grande mal para os cristãos é o tempo gasto nestas redes sociais. Tempo totalmente perdido em coisas banais e sem proveito.

O uso do celular no tempo que é dedicado a adoração a Deus, o momento do culto, é uma demonstração clara da falta de reverência para com o Todo Poderoso, Senhor dos céus e da terra cujo nome é Santo.

“Vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus” (Ef5: 15,16).

O tempo é precioso, devemos usar nosso tempo para dar frutos, para estudar, ler a Bíblia, dedicar tempo para a família e para anunciar o evangelho e também ter um tempo para comunhão com Deus e esse é o principal que é a oração, a intimidade com o Pai.

“Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo” 
Colossenses 4:5

Usemos as redes sociais para termos uma amizade pura com outros cristãos e aproveitar o espaço para falar de Jesus. Devemos reduzir o tempo inútil conectado em coisas banais e dedicar esse tempo a Deus. Procure utilizar a internet e todo seu poder para aumentar o conhecimento bíblico e ajudar outros a encontrarem Jesus.

 

Respeite todas as pessoas nas redes sociais, e de maneira nenhuma promova preconceitos, racismos, palavras ofensivas, por incrível que pareça muitos cristãos e obreiros ingenuamente fazem isto, pense bem antes de compartilhar qualquer coisa.

Não use as redes sociais para denegrir a imagem de ninguém, se você não puder elogiar e abençoar não fale nada, ore por eles. Faça uso das redes sociais de forma equilibrada, sensata e moderada.

Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12:21)

“Não vos conformeis com este mundo” (Rm12:2a)

Espalhe coisas boas nas redes sociais, edifique pessoas, evangelize, faça boas amizades, interaja com sabedoria e inteligência, faça uso das redes sociais para promover tudo aquilo, que acrescenta coisas boas na vida das pessoas, lembre-se que você é representante de Deus aqui na terra, e pode fazer diferença inclusive ao usar as redes sociais!

 

 

 CONCLUSÃO

A tecnologia não é um fim, mas um meio a serviço do homem. Cabe aos cristãos discernir entre o bem e o mal. Tudo o que é útil e proveitoso, o Diabo tenta destruir, inclusive vidas. Porém, com o poder de Deus, podemos vencer os desafios do mal (Fp 4.13). A tecnologia, com todo o seu aparato utilitário, pode ser bênção ou maldição. É dever do crente examinar tudo com sabedoria e só utilizar o que convém.

 

 

 BIBLIOGRAFIAS

COLSON, C.; Pearcey, N. O cristão na cultura de hoje. RJ: CPAD 2006,

Lições Bíblicas CPAD, lição 09: A tecnologia a serviço do mal, Data: 2º Trimestre de 2007,

PALMER, M. D.; Panorama do pensamento cristão. RJ: CPAD, 2001,

 

 

Image
Pr. Izidro OliveiraDiretor do IBADEBEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Izidro Milton é pastor da Assembleia de Deus de Brasília – ADEB, Diretor do IBADEB - Instituto Bíblico da Assembleia de Deus de Brasília e professor universitário. É Bacharel em Teologia e Graduado em Filosofia e Pedagogia. Pós-graduado em Ciências da Religião e Psicologia da Educação e Mestre em Ciências da Educação pela UEP/UFRN.

Comentários em O Crente e a Tecnologia

Wesley Silva
Wesley Silva Estudo abençoado! 1 ano atrás
loader
loader
Attachment
Por favor faça o login para comentar

Categorias News

Recentes

Siga-nos

Subscribe

Please insert your API key for mailchimp.

Image

Bem-Vindo ao Poltal ADEB da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Brasília

>  CONHEÇA A ADEB.

Bem-Vindo ao Poltal ADEB da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Brasília

>  CONHEÇA A ADEB.


ADEB

AE 08 Setor D Sul

+ 55 (61) 3013-5500

9h-17h Segunda a Sexta

secretaria@adeb.com.br

Siga-nosnas Redes Sociaisno Instagramno Facebookno Youtube

Gostou do nosso site?
Conheça todos os sites da ADEB!

Gostou do nosso site?
Conheça todos os sites da ADEB!

© 1960 -  ADEB - Assembleia de Deus de Brasília.
Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Lybni Soluções!

© 1960 -  ADEB - Assembleia de Deus de Brasília.
Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Lybni Soluções!

© 2021 ADEB - Assembleia de Deus de Brasília. Todos os direitos reservados.

SITES